Criar um Site Grátis Fantástico
Vencendo Gigantes na Família
Vencendo Gigantes na Família

I Samuel 17.22 -51

Muitos encaram a vida familiar como um gigante e por conta disso, tem medo de avançarem neste importante passo da vida.

Davi é um grande exemplo de vitória contra esse gigante. Sua determinação e coragem nos inspiram a lutarmos pelo casamento e permanecermos na vontade de Deus.

Quando os filisteus lançaram o desafio de apenas um homem enfrentar Golias, seu melhor guerreiro, ninguém teve coragem, senão o jovem Davi. Então, ele desceu a beira do rio para equipar-se de munição para seu armamento, um badogue. Ele escolheu cinco pedras.

Está atitude de Davi nos leva a pensarmos como devemos agir quando nossa família é afrontada e quando gigantes se levantam contra ela. Vejamos:

  • Davi desce ao rio – atitude de oração
  • Escolhe cinco pedras – atitude de confiança em Deus e no que sabia fazer.

Das cinco pedras, Davi só usou uma para derrubar o gigante. Cada pedra representa uma atitude que devemos ter frente aos gigantes. Com a graça de Deus, escolheremos a pedra certa e na coragem e ousadia do Espírito Santo venceremos os gigantes em nome de Jesus.

  • Gigante do pessimismo
    • Para esse gigante devemos usar A PEDRA DAS BOAS EXPECTATIVAS (v.32-35) Essa pedra nos faz lembrar que por maior que sejam nossos problemas, o Deus que nos ergue em vitórias é infinitamente maior. Também leva-nos a colocarmos nosso foco em nossas próprias experiências com Deus e não nas expectativas frustradas de outros relacionamentos.
  • Gigante da ilusão
    • Para o segundo gigante reservamos A PEDRA DO CONCEITO REALISTA E VERDADEIRO SOBRE O AMOR (v.25,26) Davi amava a Deus, amava o seu povo Israel e amava sua família. Essa era realidade. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol). O amor (substantivo) de Davi podia ser visto porque seus atos mostravam que ele amava (verbo). Algumas famílias entram em colapso porque um dos cônjuges, ou os dois, tem um conceito errado, ou divergente sobre o que é amar e o que é o amor. Amar é ação. Amor é abstrato. O poeta disse: “Amor é um substantivo abstrato que ao se tornar concreto dá sabor ao tato, cheiro ao beijo!” Sejamos verdadeiros e realistas, pois amor, (no sentido abstrato) não enche barriga, não paga contas, não livra de problemas, mas amar, (no sentido concreto e com ação) a Deus, ao cônjuge, aos filhos, enfim a família, nos leva a vencermos gigantes e gozarmos das bênçãos do céu aqui na terra.

 

  • Gigante da Falsidade, Mentira
    •  A PEDRA DA EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS (v.39) Essa pedra fala da verdade, da autenticidade, mas fala também do esforço que a família - cônjuges e filhos - precisa ter para expressar seus sentimentos, sem serem rudes ou mal interpretados. Davi não conseguiu andar com armadura de Saul, porque a armadura fora feira para Saul, a verdade veio à tona quando Davi disse que não podia andar com aquele peso. A armadura do mundo é para o mundo, a nossa é espiritual, divina. Devemos tirar da nossa convivência toda armadura mundana, todo peso de mentira, ressentimentos e sentimentos que impedem do casamento caminhar em vitória. Às vezes somos tão habilidosos para expressarmos nossa chateação, porque a “verdade” tem que ser dita, que acabamos ferindo a cônjuges e filhos. Ser verdadeiro não é só jogar para fora os ressentimentos de indignação, tristeza e a mágoa, mas é acima de tudo expressar amor, arrependimento e valor pela família. Orações do tipo: Eu te amo! Me perdoe! Eu não queria te magoar. Por favor, me ajude! Sustentam o relacionamento e trazem para perto aqueles que amamos.

 

  • Gigante do Medo
    • O medo paralisa, potencializa o problema e distorce nossa imagem pessoal, nossa autoestima. Para vencermos o medo precisamos da PEDRA DA HABILIDADE DE TOMAR DECISÕES E RESOLVER DISCUSSÕES. (v.40) Enquanto todos discutiam, Davi tomou a decisão e resolveu a questão. Podem faltar os pais, os amigos, os familiares, mas se o casal buscar ouvir a voz do Senhor e souber ouvir um ao outro pacificamente, vencerão esse gigante também. O medo pode vir por qualquer situação; financeira, saúde, familiar, perda, etc. Não importa de onde ou qual o tamanho. Devemos continuar crendo e buscando em Deus a vitória, não devemos tratar o problema insolúvel, nenhum problema é tão grande que Deus não possa resolvê-lo, nem tão pouco olharmos para nós ou nosso casamento como sendo os piores da face da terra. Pv. 27.19 diz: Como água no rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem. Em Cristo Jesus somos mais que vencedores. Em Cristo Jesus nossa família é mais que vencedora.

           

  • Gigante da Incredulidade
    • MESMA BASE ESPIRITUAL E MESMOS OBJETIVOS. (v.45) Davi manteve sua fé e seu objetivo. Abençoar seu povo, ou seja, sua família. A base do casamento é o Senhor Jesus e o objetivo principal no relacionamento é fazer um ao outro feliz. A família que cultiva o culto doméstico e está comprometida com as questões espirituais, tem mais possibilidades de viverem em paz em meio às tempestades. O casal que ora junto, cresce junto. Algumas famílias se encontram em ruinas porque a base está no interesse pessoal, no dinheiro, na individualidade e com objetivos totalmente contrários. O marido quer ir para a esquerda, a esposa para direita e os filhos para lugar nenhum. Isso reflete a falta de fé e confiança em Deus e no cônjuge e a falta de propósito para a família. Não foi assim que DEUS planejou a família. Que nossa família seja como o homem prudente que construiu sua casa sobre a ROCHA JESUS, e sopraram os ventos, vieram as chuvas, mas a casa não caiu.

 

Assim como Davi, sejamos determinados em lutar por nossa fé e nossa família, tendo a certeza que Aquele que começou a boa obra em nossa vida e família é fiel.

 

Que a graça de Deus permaneça sobre nós em Nome de Jesus.

 

Bps. Wilson e Lucia  

Fidelidade
De que você abriria mão pela obra de Deus?
Familia
País
Tudo
Ver Resultados



ONLINE
10


Partilhe esta Página