Criar uma Loja Virtual Grátis
AMABILIDADE NO CASAMENTO
AMABILIDADE NO CASAMENTO

AMÁVEL

O compromisso do casamento é com a amabilidade, não com a grosseria, mesmo que em nome da verdade ou da honestidade ou da justiça. Ser amável é tomar ações que inspirem amor e afeto em quem as recebe. Ninguém deve ter prazer em ganhar o "troféu limão", mas em ser agradável.

A simpatia é uma virtude a ser buscada. Sorrir é um verbo que convida. Ser amável é ter prazer em receber, em deixar os outros à vontade. Ser amável é ter uma palavra agradável, temperada com o sal da esperança (Cl. 4.6), conveniente, produtora de vida e alegria.

Amabilidade tem a ver com beleza; com beleza estética, como uma sinfonia; ou com beleza moral, como a resistência pacífica.

 

Amável – Digno de ser amado; Ser sociável, franco, aberto, simpático, gentil, cortês, atencioso, dócil, agradável, delicado, no jeito de ser e nas palavras.

 

Como ser amável?

Sorria sempre e trate bem o cônjuge

Seja educado

Trate o cônjuge com humildade

Respeite

Não desconte no cônjuge suas chateações

Ao perceber que feriu, peça perdão

Não faça comentários negativos sobre a pessoa amada

Ajude o cônjuge, nem que seja com uma palavra de ânimo

 

Diferença entre ser amado e ser amável

Ser amado implica em receber, em alguns casos isso chega a ser egoísmo. Jesus nos ensina que, melhor coisa é dar do que receber. Quem quer ser amado, precisa aprender a ser amável. Já quem é amável, não “força a barra” para ser amado. Isso acontecerá naturalmente. A verdade é que todos querem ser amados, mas poucos desejam ser amáveis.

Jesus quer ser amado? Creio que sim. Mas Ele não anda gritando: “Tem que me amar! Tem que me amar!”

Jesus tinha amabilidade em seu olhar e em suas palavras. Quando esperavam Dele um olhar áspero, Ele olhava com amor e transmitia esperança; foi assim com o ladrão que estava ao seu lado no calvário. Lc. 24.41-43. Quando esperavam Dele uma palavra de condenação, Ele surpreendia com palavras amáveis; foi assim com a mulher pega em ato de adultério. Jo. 8. 1-11.

Jesus não buscou ser amado, embora isso seja Sua vontade, nem tão pouco ensinou: “Seja amado pelos outros.” Seu ensinamento sempre foi imperativo: “Amai”

“Aquele que quiser ser o primeiro, sirva a todos.” Observe que Jesus está sempre na contramão do egoísmo. Ser amado é uma conseqüência. Ser amável é primordial. A conseqüência da amabilidade (atos de amor) de Deus é que hoje nós o amamos e, não fizemos nada de amável para sermos amados pelo Pai. Logo, quem tem a natureza divina é amável para com todos, principalmente com seu cônjuge, mesmo sem receber nada em troca.  Rm. 5.7-9; 1Jo. 3.11-18

Bps. Wilson e Lucia


Fidelidade
De que você abriria mão pela obra de Deus?
Familia
País
Tudo
Ver Resultados



ONLINE
11


Partilhe esta Página