Na aliança de excelência, o casamento, encontramos coisas fundamentais que devem marcar o caráter e a personalidade do homem e da mulher:
1) Em relação ao homem, a Bíblia diz que existe o homem de excelência. Em Provérbios 20:6 está escrito que "muitos procuram sua própria glória, mas o homem de excelência, quem o achará?". A bênção da excelência deve impetrada sobre o noivo, para que se torne referência. E a Bíblia mostra que este homem precisa ter o amor de Cristo, que significa ser indesistível de sua noiva.
2) O homem de excelência deve ter a graça do Rei, que significa estar pronto para salvar a noiva de qualquer situação difícil. Exemplo: a esposa compra um carro, compromete seriamente as finanças da casa e, por esquecimento, não avisa o marido. O marido tem que "correr" para salvar a esposa. O esposo tem que compreender que às vezes as pessoas erram. Nós não vivemos só de erros; a vida tem mais acertos do que erros. Dizem que errar é humano... acertar, também! E acertar é mais humano do que errar. O esposo que tem a graça do Rei protege a esposa nas situações mais difíceis e mais adversas. Se ela chegar a errar, ele tem que estar disposto a pagar o preço para que, debaixo desta graça (a "caries", que quer dizer alegria e que vem também como salvação de misericórdia) possa socorre-la.
3) O homem de excelência deve ter a persistência do guerreiro. Jesus é o Guerreiro incansável pela Sua Igreja, que por sinal dá muito trabalho para Ele. Porém, Jesus não desiste da Igreja por nada. E, para ser guerreiro, não importa a idade dos dois ou o tempo que estão casados. Sua esposa ainda é a mulher da sua aliança. O mesmo vale para a esposa: seu marido ainda é o homem da sua aliança. Essa persistência em guerrear não é fácil, porque o homem opta pela mediocridade, e a mediocridade é o espírito da desistência. Geralmente as pessoas não avançam nos seus alvos e isso reflete o quanto são medíocres. Porém, como marido de referência de excelência, você deve receber a unção de guerreiro pela sua esposa, para não incorrer em desistências quando vierem as adversidades no seu casamento.
4) Em relação à mulher, Provérbios 18:22 diz que o homem que encontra uma esposa acha uma coisa boa e recebeu do Senhor um grande tesouro. Em Rute 3:11 Boaz faz a declaração de que Rute é a coisa mais excelente que conhecera, e ele faz declarações de excelência, de nobreza para aquela mulher: "Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa". Em Provérbios 31:10, a Bíblia declara: "Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas". Todas as mulheres cristãs devem ser mulheres de excelência, as quais o Senhor tem reservado para essa geração, para contrariar esse espírito maligno que está no mundo, onde as mulheres tem servido como outdoor do diabo, se oferecendo na hora do sarkós, da carne, e sabemos que Deus tem levantado uma geração de mulheres nobres, de excelência, que mesmo debaixo de vendavais não negam o seu Deus e continuam fiéis ao Senhor em todos os seus caminhos. São mulheres que receberam uma unção de excelência para manter o casamento debaixo da integridade, da fidelidade.
5) A mulher é o adorno, a beleza do lar, para o marido e para os filhos. Por isso ela tem que ser cuidadosa com a sua aparência, em como vai se apresentar para o marido, e o marido não pode viver preocupado em quanto vai gastar para que sua esposa esteja todo o tempo agradável. Ele é responsável para buscar de Deus condições para cuidar assim da esposa e investir nisso, porque sua esposa é um alto investimento. O marido tem que compreender que a esposa gosta de estar sempre bonita, sempre com uma roupa nova... são coisas inerentes à personalidade feminina. Está escrito em Sofonias e em Ezequiel que a noiva estará sempre ornada, bonita. E o marido não vai querer chegar em casa e encontrar "qualquer coisa". Por isso, Deus vai lhe dar condições de você "bancar" a sua esposa. Maridos tenham o entendimento de cuidar mais das suas esposas!
6) A mulher também precisa ter a sabedoria da edificação. Deus não deu essa função ao marido. O marido é a pedra e a esposa constrói sobre a pedra: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra (Jesus, o noivo) edificarei a minha igreja" (Mt. 16:18). Jesus disse que Ele é a Pedra onde a noiva - a igreja - seria edificada. A mulher é a figura da igreja. Quem constrói sobre o homem é a mulher, que tem um Dom especial de Deus, porque o Senhor diz que "Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos." (Pv. 14:1). A mulher foi chamada para construir, porque tem a sensibilidade administrativa do lar. Quando Deus a criou, chamou-a para ser contígua, edificadora, idônea e um casamento não pode perder a idoneidade. Se a esposa não cumpre o seu papel, o casamento perde a idoneidade da promessa bíblica, assim como também o marido, se não cumprir seu papel, faz com que o casamento perca a idoneidade.
7) A mulher tem o dom do apascentamento; tem coração de pastora, de arrebanhar, cuidar, orientar, de fazer a função do Paráclito, que é o Espírito Santo, que amamenta, consola, conforta, que conduz para a vitória.
Observando este estudo, vemos que dentro dessa chamada para uma aliança de excelência, Deus chamou a nossa geração para ser uma geração de excelência, que não está isolada da visão de família. Para conquistarmos nossas vitórias, precisamos respeitar e entrar no plano familiar. Sua família viverá os princípios de excelência, uma aliança de vitória, guardando os princípios do Senhor e, nesta aliança, você terá a nobreza e a excelência.
Ap. Renê Terra Nova
Fidelidade | ||
|
|
4 |